quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Genève... a cidade mais segura do mundo! (deve ter sido, deve...)

Apregoa-se em todo o lado a segurança, a tranquilidade, a confiança e todos os demais atributos suíços, principalmente neste seu cantão elitista, de nome 'Genève'.
Pois então, acabo de comprovar que, afinal, é tão segura até ao dia em que deixa de o ser... afinal também existem assaltos, daqueles 'à séria', em que chegamos a casa e descobrimos a porta arrombada, com a incerteza no espírito se alguém chegou a lá entrar.
Aconteceu tudo muito rápido, numa amena e tranquila 2.ª feira, após o almoço, em plena luz do dia; tinha acabado de almoçar e fui ao supermercado; no regresso (aí uns 40 minutos depois) chego a casa e deparo-me com o 'espectáculo': parafusos no chão e fechadura arrombada...
Corro dali para fora (não fosse o ladrão ainda lá estar, não é verdade?!), chamo a polícia e o resto parecia a 'Balada de Hill Street' ao vivo: de arma em punho, os polícias entram em casa e verificam que os ladrões não conseguiram entrar.
Após observação especializada por parte dos polícias, chegam à conclusão de que o que nos safou foi a porta de entrada ser de má qualidade! Ele há males que vêm por bem...
Passado um pouco já tínhamos o serralheiro em casa, a fechadura arranjada e a informação de que situações como esta acontecem diariamente (e mais do que uma vez) em Genève. Em conversa animada com vizinhos e amigos começa-se a saber de outros casos e outras situações ainda bem piores; afinal, a tranquilidade e a segurança já eram!
Mas pronto, ficou a história para contar, e é caso para dizer «Casa assaltada, trancas à porta»! mas como uma tranca que se preze, nesta cidade pacífica, custa a módica quantia de 900 francos, a nossa portinha continuará a cumprir a sua função e nós a confiar nela, mesmo sabendo-a de má qualidade ;)
E tenho dito.
bjs

3 comentários:

Anônimo disse...

Dizem os de cá que a situação tem piorado muito nos últimos anos, alegadamente devido a terem "aberto" as fronteiras.

Anônimo disse...

Muito me apraz saber que já escreve. Que arranjou forma de aplicar um talento adormecido. Agora é só dizer, Adelante Rocinante!

Sonhadora disse...

Cá está a prova que até o mau é bom, afinal foi a má qualidade da porta que vos safou de um assalto.

Mas é verdae! Nem sempre a ideia que querem que tenhamos corresponde à verdade. A insegurança está em todo o lado, quer queiramos quer não.

Como poderia ela não estar se até nós mesmos o somos connosco próprios?

Não há nada seguro na nossa vida, nem mesmo a exemplar Suiça!!!

Bjs