sábado, 1 de agosto de 2009

Como um barco que navega em alto mar

É tudo uma questão de navegação, diria....
Por vezes o mar está agitado, outras uma calmaria, mas é inolvidável a sua cor turquesa e a agitação das águas, que termina sempre na espuma branca que abraça a costa quando ambos se encontram num abraço prolongado em qualquer praia.
Um barco dá à costa, não se avistam tripulantes. Sentada na areia observo a sua movimentação e indago-me como veio ali parar; os raios de sol reflectem o brilho do casco do navio e não consigo vislumbrar o seu nome, com as letras gastas já pelo tempo.
No silêncio do fim de tarde mastigo um não sei quê de nostalgia com a paisagem daquele barco que paira sob as ondas, deixando transparecer o vulto do rebordo, como que apelando ao convite da visita; hesito, mas a vontade é mais do que muita e lá tomo a iniciativa.
Acerco-me do barco, a água está tépida, mas começa a agitar-se, como que levando o 'meu barco' para mais longe; enfim, eu já o tinha adoptado como meu (até porque não estava ali mais ninguém e o barco parecia mesmo abandonado)....
Mas a natureza surpreende-nos e parece que quando tomamos a iniciativa de algo, concorre para nos ajudar a atingir o nosso objectivo; e aquele barco que parecia inatingível, com o agitar das águas, afinal acabou por ir e vir, ficando mesmo ao meu alcance :)
Estava contente. Parecia inatingível, mas assim que dei o primeiro passo, mesmo com a dificuldade da maré, ele acabou por ficar ali mesmo ao meu lado, disponível para uma visita.
A emoção é mais do que muita, o coração bate a um ritmo descompassado. Olho ao redor e a praia está deserta; o silêncio envolve o clima de ondas de ternura, com o odor do mar a abrilhantar o quadro.
Faço um gesto para alcançar a proa, ergo-me o mais que posso e num instante estou lá em cima, apodero-me do leme e vou velejando por ali, qual timoneiro, rumo ao horizonte, naquele barco desconhecido, de ninguém...
Toda a iniciativa começa com um primeiro passo; ainda hoje poderia estar naquela praia, sentada na areia, sem saber os segredos que continha aquele barco. Mas não, aqui estou eu, observando ao longe aquela praia tranquila, agora do lado de lá, e nunca mais serei a mesma!
Nunca é fácil tomar a iniciativa, por vezes até é o caminho mais complicado, mas sempre, isso é certo, se não a tomarmos, poderemos nunca saber o que está mais além ;)
Já agora, para quem não é de tomar iniciativas, talvez valha a pena pensar nisto!
Bjs

Nenhum comentário: