quinta-feira, 19 de março de 2009

Afinal, o que é ser avó/ô?

Hoje é dia do Pai, eu sei... e aqui deixo os meus parabéns a todos os pais! Mas também aos pais dos pais, os avós! Esses seres maravilhosos que, embora aparentemente endurecidos, se desfazem em manteiga na presença (ou lembrança) dos queridos netinhos.
Mas o que é isto de ser avô? ou avó? Infelizmente não tive convívio com os meus avós, pelo que não posso sequer sonhar o que é ser neto... Mas já tenho assistido a vários exemplos de pais que se tornaram avós e, na forma como convivem com os pequenos seres que têm por netos, podemos vislumbrar um sentimento comum de um amor maior do que tudo, mesmo maior do que aquele (aparentemente) tivemos enquanto filhos.
Tentei, em vão, perguntar a alguns avós o que sentiam enquanto tal... mas na hora de falar de sentimentos, parece difícil a tarefa de descrever esse mesmo amor inexplicável, ainda que em presença dele. 'É uma continuidade', 'É sangue do meu sangue', 'É algo maior que não se consegue explicar com palavras'... foram algumas das respostas dos inquiridos.
Certo é, sem dúvida, que os avós têm mais de tudo: mais sabedoria, mais tempo, e sobretudo mais paciência! Estão mentalmente mais disponíveis para ouvir, brincar, passear, sem estar a olhar para o relógio, porque têm tempo e querem ver os netos crescer. Um sorriso ou uma lágrima, que para os pais podem ser banais, para os avós são a dádiva do dia; uma gracinha, uma expressão ou mesmo uma maroteira encontram sempre eco e conforto no regaço dos avós... Porque afinal os netinhos agora são os que precisam de protecção, carinho e atenção. Os filhos cresceram, ganharam asas e, portanto, agora revêm os seus tempos de pais nos netos que lhes deram :)
A pais chegamos, a avós não sabemos, daí talvez o encanto e o prazer que daí retiramos quando finalmente lá estamos!
E como ouvi um dia cantar um certo avô: 'É tão bom ser pequenino, ter pai, ter mãe, ter avós; e ter força no destino; e ter quem goste de nós'!!!
Obrigada a todos os avós,e principalmente aos do Santiago, que lhe proporcionam tantos momentos de alegria e felicidade.
Bjs

2 comentários:

Aragão e Pina disse...

Que agradável é ler o que escreves e que fácil é sentir o que te vai na alma.

Obrigado e parabéns!

Topzinhoo ^^ disse...

ai, que lindo. eu estou a chorar, a sério. fiquei super-emocinada.
Eu também não sei explicar....É maravilhoso!

Kiss