terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Saudades de ti, Sevilha

Há quem tenha saudades de tudo, e quem não tenha saudades de nada; não posso dizer que seja uma pessoa demasiado saudosista, mas momentos há que me lembro do que me faz sentir bem...
Tenho viajado por muito sítio, passeado por locais inusitados, todos especiais e belos por excelência, mas nenhum ainda encontrei que me faça 'sentir em casa', como em Sevilha.
Diz a canção: 'Sevilla tiene un color especial' e com toda a razão; mas não só a cor é especial em Sevilha: também os cheiros, os recantos, as sensações, o clima, as gentes, sobretudo as gentes.
Saudades da cidade que me faz companhia mesmo estando só, saudades de passear pelos bairros antigos, sob o calor tórrido do Verão ou o frio gélido do Inverno, mirando o azul cobalto das paredes, ouvindo um 'hola, qué tal?' por todo o lado, saudades do cheirinho a flores de laranjeira na Primavera.
E na Primavera Sevilha enche-se ainda mais de cor e música, com milhares de vestidos às bolas adornando a cidade, banhada pelo seu Guadalquivir que corre ao som de sevilhanas...
Saudades também das noites de Sevilha vividas sem tempo nem pressas, do regressar com a aurora, do tempo passado nos passeios a conversar ou nos bares a bailar. Sim, porque ali o tempo dá para tudo, a noite parece não ter fim e o cansaço é vencido pelo eterno prazer de apenas viver.
De momentos se vive, de momentos se sente a falta. Fui feliz em Sevilha! E sou sempre feliz quando lá estou...
Passo a fronteira e um sorriso aflora o meu rosto, naturalmente!
Como não ter saudades de um local assim, simpático por natureza, quente e harmonioso?!
Sevilha dos cavalos, dos tintos de verano e das tapas, das lojas sem fim e da gente bonita e salerosa tem muito para contar e encantar. Há locais para todos os gostos, desde os mais campestres aos mais cosmopolitas, mas não há como 'vivenciar...' e só quem nunca lá esteve não será capaz de entender.
Outros há, talvez, que já lá tenham estado e que nada tenham sentido... mas aí reside o segredo da cidade que me envolve... só a sente a sua gente!
bjs


2 comentários:

Topzinhoo ^^ disse...

Olá! Sim, sevilha é uma cidade bonita. Eu já lá estive. Tem gente simpática, comida óptima e diversão. Continuo a adorar os teus textos. Continuo a ser surpreendida pela beleza das tuas palavras e pela forma das frases que compões com elas. Um texto "rico" e "bonito" é um texto com sentimento, quando se sente aquilo que se escreve, que quando o lemos, sentimos uma coisa que só nós pudemos sentir. A forma como unimos as palavras define-nos surpreendentemente. As palavras grosseiras definem uma pessoa, e as palavras delicadas também. A nossa paz de espírito (ou não) é evidenciada pela forma como escrevemos e pela forma com que decidimos usar as palavras (e quais as palavras). Tu tens o toque especial. O dom de unir as palavras de uma forma enleante e encantadora. Dentro de todos nós vive um espírito capaz de escrever coisas "muy bellas", mas só alguns conseguem soltar isso. E é magnífica a sensação quando comentam positivamente, apreciam e "saúdam" o nosso trabalho de união de palavras, a forma como demonstrámos os nossos sentimentos por palavras.
As palavras para mim valem mil vezes mais do que por vezes para os outros. E não por contrariar o ditado "uma imagem vale mais do que mil palavras". Mas isso não quer dizer que uma palavra não possa valer, dizer e esclarecer mais do que uma imagem.
O dom de falar, escrever, ler e ouvir é um dom especial. Por mais que á maioria das pessoas, nem a todos é destinado. Por isso tenho pena dessas pessoas. Porque o sentir pode ser transmitido não só através de sensações, como de palavras, imagens, sons.

Essa é a beleza da comunicação.
É a forma como nós "abusamos" dela e ela continua a bailar para nós, com lindos vestidos e música encantadora, deixando-nos apoderar-se dela, entregando-se totalmente a nós, que por vezes não fazemos juz á sua importância.

Espero que esteja tudo bem por aí, contigo, com o morgado, com o santiago e com os suiços.

Beijos,

Marina*

*P.S: Eu não sei se juz está bem escrito, se não tiver, lamento, se tiver, melhor!

Sonhadora disse...

Viver Sevilha é de facto um encanto especial. Como tu dizes o cansaço é vencido pela alegria de viver, pois é impossível não se ser feliz em Sevilha.

Sevilha tem e sempre terá "un color especial".

Sevilha é Sevilha!

Besitos salerosos