quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Porquê que tudo muda?

Lançaram-me o repto há tempos para escrever sobre o tema 'Porquê que tudo muda?', mas o texto nunca saía... não por falta de interesse, mas pelos muitos caminhos a que leva um tema tão abrangente.
Depois de alguma reflexão, concluí que afinal nada muda! O que muda é tão-só a nossa perspectiva perante alguém ou alguma circunstância. Por exemplo, uma música, em determinado momento da nossa vida, pode dizer-nos muita coisa, fazer-nos rir ou chorar, mas passado algum tempo pode não nos dizer rigorosamente nada, ou mesmo o contrário... Então, foi a música que mudou? Não. Apenas mudou o nosso sentimento em relação a ela, condicionado pelo factor ambiental e temporal.
E é assim para quase tudo na vida; nós mudamos a cada minuto, ou semana, ou mês, a forma como vemos as coisas e é essa postura que nos leva a tantas coisas mais.
Pessoas que passam na nossa vida, em determinado momento assumem papel de grande relevância, mas depois não nos são praticamente nada; assim como outras que nada eram e, de repente (parece) passam a fazer parte do nosso quotidiano.
Também coisas a que demos suma importância, hoje não nos servem para nada e não acrescentam coisa alguma à nossa existência.
Mas com isto não quero dizer que devemos deixar de dar importância às coisas, situações ou pessoas que passam na nossa vida, em determinado momento. Nada disso! A questão é exactamente essa: há que viver o momento, sem o condicionar ao ontem e ao amanhã!!!
Coisas não passam de coisas, pessoas entram e saem da nossa vida e circunstâncias alteram-se num piscar de olhos.
A sabedoria está, então, em sabermos aproveitar o 'fugaz' que se cruza connosco...
Mas nesta simplicidade aparente reside a grande dificuldade!
Bjs

2 comentários:

Topzinhoo ^^ disse...

Caramba...Eu nem sei o que dizer, porque já estou quase a chorar. Porquê? Porque é verdade. Nós pudemos gostar de uma coisa e no momento seguinte, descobrimos uns defeitos e passamos a odiá-la. É isso que faz de nós vulneráveis á beleza das coisas. Porque todas as coisas têm beleza. E então? Mudar de opinião representa exactamente a pergunta "Porque tudo muda", e a resposta está chapada á nossa frente: só existe uma coisa que muda: a nossa opinião.

Está simplesmente lindo, sentimentsal e puramente realista.

Permite-me que te faça uma correcção: Não seria "Porque tudo muda?" ao invés de "Porquê tudo muda?", é que eu não sei se o acento circunflexo se enquadra na frase, mas acho que não.

Beijos doces,

Marina Moura

Topzinhoo ^^ disse...

Oi. Tenho pena porque não tens escrito. Mesmo assim, vim aqui dizer parabéns ao Santiago e aos papás! A minha mãe amanhã faz anos e ele é logo a seguir. são um pouco adiantados mas depois posso não conseguir.

Beijo,

Marina Moura