segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Em tempo de fim de ano

Por tradição, o fim de ano encarna em si um desejo de concretização e esperança num novo ano que se adivinha repleto de novidades e perspectivas.
Ao som das 12 badaladas comem-se 12 passas, cada uma correspondendo a um desejo para cada um dos meses do novo ano... de preferência em cima de uma cadeira, com uma nota na mão (sim, porque convém que o ano traga algum dinheiro na carteira ;), escondendo no íntimo a bela da cuequinha azul.... tudo regado com um belo champagne, 'comme il faut'. Parece simples, não?!
Mas o fim do ano apela também à reflexão, ao olhar para trás, relembrando os desejos incumpridos do ano anterior e fazendo um balanço daquilo que se fez ou deixou de fazer, sempre sonhando o ano vindouro como a possibilidade da realização plena.
Há quem passe o fim de ano em festa, entre amigos e/ou família, com glamour, pompa e circunstância; outros há que o passam sozinhos, tristes, sem nada para comer, ou doentes numa cama de hospital...
E então, o ano novo significa o mesmo para todos? será a meia noite um 'marco' universal? Olhando as estrelas, terão os sonhos os mesmos significados?
Não sei o que foram os vossos desejos ou como foram os vossos festejos. Às 12 badaladas, sei que o meu pensamento foi para aqueles que nada têm, almejando que algo consigam num ano que se avizinha novo, mas difícil.
Guardo a esperança, é certo, que 2009 nos sorria a todos, enchendo-nos a alma de bons pensamentos e acções, com saúde, alegria e muita paz, e com algum dinheiro no bolso, 'para trocos'....
Feliz Ano Novo!!!
bjs


Nenhum comentário: