sexta-feira, 11 de março de 2011

Luigia

Tenho andado a ler um desses livros tão na moda, hoje em dia, sobre o pensamento positivo e, numa das partes, eles sugerem que se escreva sobre as coisas positivas que nos acontecem, ou simplesmente algo que nos agradou, como forma de catarse e prestar atenção às pequenas coisas que temos no aqui e agora do que aquilo que eventualmente gostaríamos de ter...
Ora, resolvi aceitar o repto e partilhar convosco uma boa 'experiência gustativa'.
Dia 1 de Março de 2011 - Luigia, de seu nome - um local encantador pelo ambiente e viagem de sabores que nos proporciona. Logo a começar, o prazer de viver algo inesperado e fora do programa :) um convite para jantar fora, assim no meio da semana, capaz de arruinar qualquer rotina (pre)estabelicida quanto a horários de comer, dormir, etc. obrigatórios quando há gente pequena em nosso lar, parecia-me bizarro... mas 'porque não?! Completamente às escuras, sem saber onde ia ou o que iria encontrar (tinha já o gostinho da curiosidade a palpitar no coração e a aguçar o apetite para o repasto).
Pertinho de nós, dez minutos de caminho entre as risadas, o autocarro e as corridas do nosso cavaleiro, lá chegamos. A porta abre-se e vislumbra-se o local: um espaço grande, aberto, como que um armazém cheio de mesas altas, intercaladas com as convencionais; ambiente um pouco inusitado, com a Minnie em tamanho gigante, iluminada, a assinalar o cantinho dos pequenotes. Ainda é cedo, temos sorte de ter uma mesa, sim, porque depressa se percebe que é o local da moda (e ainda por cima não reservam, tal é a afluência); voluntariosos, trazem logo a cadeirinha e acolhem a criança com um sorriso (o que nem sempre acontece por aqui, já que as crianças não costumam frequentar espaços nocturnos).
Mas ali estamos em ambiente latino: todo o mundo fala italiano e o ambiente é, no geral, descontraído, apelando à convialidade. O grande forno de lenha e a presença dos cozinheiros criam o pano de fundo da sala e conferem-lhe um ar familiar.
A ementa, genial: Sfizzi friti para começar - simples tirinhas de pão e carne seca, acompanhadas de azeitonas gordas. Depois, bem, Luigia - um regalo para os sentidos! para já, para já, o aspecto não convencional daquela pizza (cinco pétalas, como se de rosas se tratasse), com o seu aroma trufado, e o gosto exquisito do ingrediente principal, tornam a experiência memorável e digna de partilha.
Envolvida pela companhia, agradavelmente surpreendida pelo ambiente e com as papilas gustativas exfusiantes, apela-se a todos os sentidos, para 'mais tarde recordar'. A repetir, sem dúvida, porque não?!

Voltando ao livro que motivou este pequeno relato, acho que cumpri bem a tarefa: descrever o mais detalhadamente possível o deleite que vivemos, para que se grave na nossas memória e no nosso coração a sensação do prazer, a alegria e a serenidade que se experimentou, simplesmente ao viver o momento - 'aquele', no aqui e agora!!!
Bjs

Nenhum comentário: