quinta-feira, 11 de março de 2010

Fantasmas... quem os não tem?

Todas as pessoas têm os seus fantasmas, pois claro... digam que sim, ou que não, eles existem, sempre existiram e existirão, pois fazem parte do ambíguo que existe em cada um de nós.
Mas o que são os fantasmas? Será que o são apenas por não se verem? Sabe-se apenas que eles existem, mas ninguém consegue relatar com exactidão como é que eles são.
O disfarce de fantasma por norma é branco, sem rosto ou definição corporal, mas digam lá que cada um não sabe a cor do seu fantasma? Cada qual não conhece o nome dessa figura que tanto pode aterrorizar como fazer sonhar?
Interessante ou talvez não, a temática dá pano para mangas, inspira escritores e realizadores, poetas e músicos.
Quem não conhece o mais famoso fantasma de todos os tempos?... o da ópera, claro! Teatro que se preze tem de estar amaldiçoado (ou abençoado) por dita figura que habitava as caves do grande teatro inglês.
Viram o filme? Se viram, pois digam lá a vossa opinião: não é uma bonita história de amor? Ou simboliza algo mais?
Para mim é muito mais do que essa simples história de amor; é o relato verídico do contra-censo que são os nossos temores internos, as nossas ânsias, sonhos e ambições; é o contraste entre o dia e a noite, o conhecido e o desconhecido (que, deixem-se lá de coisas, tem o seu lado atractivo... não digam que não!). Mas sem dúvida nenhuma será sempre um clássico, romântico, de se ficar com a lágrima no canto do olho, com os seus personagens míticos, a música, a envolvência... naquele bocadinho deixamo-nos transportar para outra dimensão, saboreamos cada palavra, cada nota musical, vivendo um tempo que não é o nosso e a ilusão de estar na pele daquela que tem uma escolha entre mãos: o dia ou a noite?!
Ela só quer a liberdade... um promete-lhe o amor eterno, o outro uma vida obscura mas também atractiva... Huuuuum.... Não sei, não... fica difícil!
Para quem não viu, fica o conselho: veja! nem que seja para dizer que não gostou ;) e depois deixe ficar a sua opinião, comentário ou escolha :)
Eu cá deixo-lhe ficar um excerto, para aguçar o apetite: o cenário é maravilho, a música linda, os protagonistas do mais doce que há...


E por falar em escolhas: já fez a sua?
Bjs

Nenhum comentário: