quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Conhecem a lenda de S. Valentim?

A 14 de Fevereiro celebra-se o amor...

Reza a História que, no séc. III da Era Cristã, o Imperador Cláudio II, com o objectivo de constituir um exército grande e forte, proibiu a celebração de casamentos de jovens do sexo masculino, pois considerava que os melhores soldados eram os solteiros (acreditava que os casados não se predispunham a abandonar as respectivas mulheres e família para partirem para a guerra). Contudo, Valentim, um padre que viveu em Roma, continuou a celebrar casamentos de jovens, dado julgar tal medida injusta. Quando Cláudio tomou conhecimento de tal atitude, ordenou a prisão, tortura e decapitação deste padre, a 14 de Fevereiro.
Segundo a lenda, enquanto o padre aguardava a morte, ter-se-á apaixonado pela filha do carcereiro que o visitava regularmente na prisão e a quem escreveu um bilhete que estará na origem da tradição actual, assinando “do teu Valentim”.

O Dia dos Namorados passou então a comemorar-se no dia 14 de Fevereiro - Dia de S. Valentim - período dedicado às paixões e ao romance.
Há quem o celebre e quem o ignore, com o dizer que 'o amor deve celebrar-se todos os dias e não numa data imposta pela sociedade'; certo, sem dúvida, mas a data impôs-se, talvez, porque poucos são os que seguem essa premissa tão verdadeira...
Digam o que disserem, S. Valentim é um dia bonito, uma oportunidade para se dizer ao outro o quanto se ama, um pretexto para dar um passeio ou fazer algo diferente. Digam lá que não é ternurenta a atmosfera romântica que se vive nesse dia, em restaurantes, parques, e até na rua, onde se vêem casais de mãos dadas, flores por todo o lado e corações que adornam as ruas?! Ridículo? Talvez. Mas ridículas são todas as manifestações de amor, e até as cartas, como dizia o outro ;)
Claro que o comércio aproveita a 'deixa' e tenta a todo o custo apelar aos corações mais românticos, com sugestões para todas as bolsas, mas mesmo para quem não possa ou não queira ceder aos caprichos consumistas, fica a lembrança de que o amor anda no ar e hoje é a data para o celebrar!
bjs

2 comentários:

Topzinhoo ^^ disse...

Hoje é dia de S.Valentim. Um dia dedicado especialmente aos namorados, paixões e amores. O dia perfeito para pedidos de casamento, renovação de votos, provas de amor. O dia das flores, corações, chocolates, passeios românticos, noites a sós e coisas românticas e lindas. O dia da celebração do amor.

Muito bonito,

Beijinhos

Sonhadora disse...

Poder festejar este dia é muito bom, pois é sinónimo que podemos dizer "amo-te".

Não existe nada melhor do que amar e ser amado.

Concordo que se tornou num dia comercial, de facto, mas saber aproveitá-lo é optimo.

Também concordo que todos os dias são dias de celebrar e de acarinhar a pessoa amada.

Continua a amar desta maneira, pois só assim tudo faz sentido.

Beijos daqui de portugal.